02/08/2019

Vale Assassina e Terrorista - Comitê de Apoio e Solidariedade aos Atingidos pelos Crimes da Vale:

Publicamos a seguir panfleto de denúncia do Comitê de Apoio e Solidariedade aos Atingidos pelos Crimes da Vale:

Vale assassina e terrorista!

Organizar o apoio e solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale

✔ A Vale é assassina. A Vale sempre soube dos riscos de rompimento das barragens e nada fez para impedir as centenas de mortes em Brumadinho e Bento Rodrigues/Mariana. Por isso mesmo é crime hediondo e premeditado. Além do risco de rompimento das barragens em Minas Gerais, Pará e em várias partes do Brasil seus trens de carregamento de minério deixam mortos e mutilados por onde passam diariamente.
✔ A Vale é terrorista. A população de várias cidades com barragens de rejeitos da Vale vive diariamente o terror promovido pela mineradora, que, sem nenhuma intenção de desativar as barragens de rejeitos, aciona sirenes no meio da madrugada, expulsa os moradores de suas casas, desestrutura completamente a vida do povo e não dá nenhuma assistência digna.
✔ As barragens de rejeitos e toda a atividade mineradora predatória são bombas montadas e crimes premeditados, anunciados e continuados contra nosso povo e nação. Não só o seu rompimento, mas sua existência mesma, são verdadeiros atentados e ações terroristas contra nosso povo e o meio natural.
✔ A Vale destrói o meio natural de nossa nação. O rompimento das barragens em Bento Rodrigues/Mariana e Brumadinho em Minas Gerais trouxeram além de centenas de mortes, perdas irreparáveis para a população e o meio natural. A Vale destruiu nossos rios e a economia de milhares de famílias camponesas, indígenas e quilombolas. Centenas de quilômetros da bacia do Rio Doce e Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco, estão condenadas pelos rejeitos, levando milhares de camponeses, pescadores, ribeirinhos, indígenas e quilombolas à falência total, sem meios para trabalharem e produzirem.
✔ A Vale é chantagista. A vale chantageia a população dizendo que sua presença é garantia de emprego e desenvolvimento quando, na verdade, sua atividade predatória impede o desenvolvimento industrial e nacional do povo brasileiro.
✔ A Vale atua como feudo. Onde desenvolve sua atividade exploratória, controla a vida das pessoas, manda nos prefeitos, vereadores, forças policiais e impõe seu poder em todos os aspectos da vida das populações locais.
✔ A Vale faz perseguição política. A Vale persegue aqueles que lutam contra a sua exploração utilizando, além das leis que garantem sua impunidade, verdadeiros bandos armados para intimidar a população das regiões de mineração.
✔ A Vale é um monopólio, explora as riquezas de nossa nação em benefício exclusivo do capital estrangeiro. A Vale, que foi uma empresa estatal criada no ano de 1942, sempre serviu ao capital estrangeiro e na época de FHC foi vendida a preço de banana. Devasta nosso país, suga o sangue e o suor do povo trabalhador, extraindo toneladas de nossas riquezas naturais diariamente para garantir seus superlucros que são todos levados para fora do Brasil, deixando pobreza para o nosso povo e rastros de destruição, impedindo o desenvolvimento industrial e nacional de nosso país.
✔ A Vale é corrupta. Para garantir seus negócios a Vale utiliza amplamente seu poderio econômico e corrupção ditando leis aos órgãos do poder do Estado, no judiciário, executivo e legislativo, garantindo sua livre atuação no território brasileiro com impunidade descarada.
✔A Vale quer se manter impune e vencer os atingidos pelo cansaço, quer que os atingidos e todo o povo brasileiro esqueçam seus crimes. Centenas de famílias que perderam tudo com o rompimento das barragens seguem sem reparação. A Vale quer derrotar os atingidos pelo cansaço para que desistam de processos contra a mineradora. Com suas propostas de acordo, que seguirão por anos na justiça, querem dar um cala boca nos atingidos e confundir a opinião pública. Para isso contam com a propaganda mentirosa dos monopólios de comunicação.
O Comitê de Apoio e Solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale se organiza para não permitir que os crimes da Vale e grandes mineradoras sejam esquecidos. Organizamos o apoio e solidariedade através de divulgação de cartazes, debates, notícias e ações concretas em favor dos atingidos. Organize você também um comitê na sua escola, bairro ou local de trabalho.
Abaixo o roubo de nossas riquezas!
Nacionalização e industrialização dos recursos naturais!
Prisão para toda a diretoria da Vale e seus cúmplices nos governos!
Pelo fim imediato de todas barragens de rejeitos!
Justiça para os assassinados, mutilados, familiares e atingidos pela Vale/BHP Billiton/Samarco em Mariana e Brumadinho!


Contato: coasabrumadinho@gmail.com 

Comitê de Apoio e Solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale

Baixe aqui o Panfleto em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias recentes

11 de janeiro: viva Helenira Resende!

No destaque, Helenira Resende durante congresso da UNE em São Paulo   No último dia 11 de janeiro celebramos, com ardor revolucion...

Mais lidas da semana