22/10/2021

Tiago dos Santos: Dentro da área, polícia é rechaçada pelos camponeses, que não se intimidam com arsenal de guerra (assista ao vídeo)

 

Notícia reproduzida do Jornal A Nova Democracia:


 

Tiago dos Santos: Dentro da área, polícia é rechaçada pelos camponeses, que não se intimidam com arsenal de guerra (assista ao vídeo)

Policial cão de guarda do latifúndio é rechaçado pelas massas camponesas. Foto: Banco de Dados AND

megaoperação feita pela PM-RO seguiu durante todo dia de ontem, 20 de outubro, removendo os camponeses, parte por parte. Buscando dividir as massas, as forças da repressão estão aplicando a tática de prometer e ameaçar, isto é, prometer condições de estadia para quem decidir se retirar da área, e ameaçar usar toda sua violência reacionárias aqueles que decidirem ficar.

Diante disso, os camponeses têm reagido e rechaçado as forças policiais. Mesmo contando com helicópteros, num cerco que mobiliza mais de 3 mil soldados de diferentes instituições militares reacionárias, a reação não consegue intimidar as massas.

Leia também: RO: ‘Essas terras são do povo e lutaremos por elas’, afirmam camponeses enquanto PM e Força Nacional preparam massacre

Segundo denúncias dos camponeses, os militares, todos empunhando armas de guerra como fuzis e submetralhadoras, adentraram nos barracos impondo ordens de retirada, no diuturno do dia 20. Como já denunciado, o despejo ocorre inclusive de madrugada, sem a presença de um Oficial de Justiça. A Força Nacional, enviada pelo governo militar genocida de Bolsonaro, também está integrando diretamente a operação, juntamente com o Batalhão de Choque, segundo a PM.

Em uma das investidas contra as famílias, um policial atira, a seu bel-prazer, spray de pimenta contra os camponeses, que reagem com todo o ódio de classe: “Verme! É um verme esse daí!”, bradou com fúria uma camponesa, frente a frente, a poucos metros dos policiais.

Leia também: RESISTÊNCIA! Famílias resistem à tentativa de novo massacre no Tiago dos Santos, RO

Massas camponesas não são intimidadas dentro da Área Tiago dos Santos. Foto: Banco de Dados AND

POLICIAIS AGRIDEM, INTIMIDAM E HUMILHAM PESSOAS DE FORA DA ÁREA

Segundo divulgação da própria imprensa local de Rondônia, a presença dos policiais tem sido muito denunciada pelos moradores das localidades próximas à Área Tiago Campin dos Santos, região de Nova Mutum. 

Milhares de policiais realizam operação contra a Área Tiago dos Santos e são rechaçados. Foto: Banco de Dados AND

Camponeses denunciaram que estão sendo humilhados pelos policiais, que invadem comércios e intimidam os proprietários para que não vendam alimentos aos moradores da região, sejam eles da área Tiago Campin dos Santos ou não.

Uma moradora relatou ao portal "Rondônia ao vivo”: “Eles [os policiais] falam sempre que haverá um banho de sangue, que vai morrer muita gente aqui e se vocês forem identificados como quem ajuda, também serão penalizados”.

Um adolescente também relatou que foi agredido. O jovem de 14 anos sofreu socos no estômago e golpes nos testículos desferidos pelos policiais: “Fiquei com medo de que me matassem. Os policiais chegam encapuzados, armados até os dentes e tratando moradores como bandidos! Eu trabalho na roça, tiro leite de madrugada. Isso não é papel de quem fala que vai proteger a população!”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias recentes

11 de janeiro: viva Helenira Resende!

No destaque, Helenira Resende durante congresso da UNE em São Paulo   No último dia 11 de janeiro celebramos, com ardor revolucion...

Mais lidas da semana