22/05/2018

Viva o Bicentenário de Karl Marx, gigante do proletariado

Viva o Bicentenário de Karl Marx,  gigante do proletariado

Artigo publicado no Jornal do MFP - março de 2018

 Em 5 de maio de 2018 completam-se 200 anos do nascimento de Karl Heinrich Marx, genial fundador do socialismo científico, em Tréveris, na Alemanha. Pela passagem de tal acontecimento, o Movimento Feminino Popular presta sua homenagem a um dos maiores pensadores revolucionários da História da Humanidade, dirigente do proletariado internacional e artífice da ciência que trata das leis gerais que regem a matéria, o universo, a natureza, a sociedade e o pensamento. 
A concepção marxista da opressão feminina é a que guia o Movimento Feminino Popular em nossa linha ideológica e prática revolucionária.
Foi Karl Marx, junto com seu companheiro de armas Friedrich Engels, que através do estudo do desenvolvimento histórico da humanidade demonstrou que o problema da opressão feminina tem sua origem e determinação no surgimento da propriedade privada (quando na base da sociedade primitiva, a família patriarcal monogâmica substituiu o matriarcado) e em suas decorrências de divisão da sociedade em classes antagônicas e aparecimento do Estado.
A obra de Karl Marx, rigorosamente científica, demonstrou de modo irrefutável a inevitabilidade da substituição do capitalismo pelo comunismo, e que tal transformação será obra do proletariado, guiado por seu partido revolucionário, que por meio da sua emancipação política (a conquista do Poder e estabelecimento da Ditadura do Proletariado para eliminar as classes sociais e suas derivações como etapa de transição, o socialismo) conduzirá à emancipação da Humanidade, a sociedade sem classes, à sociedade comunista.


Marx e Engels durante a impressão de uma edição da Gazeta Renana (gravura)
Friedrich Engels (à esquerda em pé), ao lado de
Karl Marx e suas filhas Laura, Eleanor e Jenny. (1864)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias recentes

11 de janeiro: viva Helenira Resende!

No destaque, Helenira Resende durante congresso da UNE em São Paulo   No último dia 11 de janeiro celebramos, com ardor revolucion...

Mais lidas da semana