27/11/2022

 

VIVA OS 60 ANOS DE NASCIMENTO DA 

REVOLUCIONÁRIA EDITH LAGOS!


Saudamos o natalício da revolucionária Edith Lagos, combatente guerrilheira da Guerra Popular do Peru, heroína do povo peruano. Edith Lagos nasceu em 27 de novembro de 1962 em Ayacucho, numa família de comerciantes. Segundo Norma Lagos, uma de suas irmãs, Edith expressava desde a adolescência a vontade de combater as injustiças e a pobreza que acometia o povo de Ayacucho.

Nos anos 70, participou ativamente das lutas estudantis de sua cidade natal e em 1979 ingressou na faculdade de direito em Lima. Com o início da luta armada no Peru, em 1979 Edith abandona os estudos e assume sua condição de mulher comunista na luta pela revolução. Ela foi responsável por liderar algumas das ações empreendidas pelo PCP em Lima e em Ayacucho. Foi durante a intensificação das lutas nos anos 70 e 80 que as mulheres peruanas passaram a ingressar ativamente nas fileiras do PCP e da luta revolucionária. Edith Lagos é expressão destas mulheres que encontram na luta por uma nova sociedade e que decidiram por dar a vida à classe.

Quando foi detida, Edith se mostrou indomável com a têmpera inquebrantável da forja do PCP. Edith foi libertada, junto de outros combatentes e presos comuns, em uma ação audaz do PCP que tomou a cidade de Huamanga, em Ayacucho. Logo após sua fuga do Centro de Reclusão e Adaptação Social (CRAS) de Huamanga, em março de 1982, Edith foi assassinada em setemebro do mesmo ano em um enfrentamento com as forças policiais em Apurímac (serra sul do Peru), com apenas 19 anos. Seu funeral saiu em procissão pelas ruas de sua cidade natal, no qual compareceram entre 10 e 30 mil pessoas.

Testemunhos de quem a conheceu reafirmam seu desprendimento e desinteresse absoluto e dedicação total à causa revolucionária, sua solidariedade ativa com as massas mais profundas e seu amor pela poesia, cujos versos expressa seu sentimento de vida e vontade de viver pela luta. Por este motivo, selecionamos alguns de seus poemas.


Doloroso grito da vida

Meus ouvidos tem escutado tantas coisas.

Tantas coisas já viram meus olhos.

Meus olhos tem lacrimejado de tanta dor

E é que a dor,

no lábio se converteu em grito.

 

Mis oídos han escuchado tantas cosas.

Tantas cosas han visto mis ojos.

Mis ojos han lagrimeado de tanto dolor

y es que el dolor,

en el labio se convirtió en grito.


O redemoinho rompeu a calma

Do alto de uma montanha

Ao lado de uma pedra inerte

Meio ao aroma das ervas silvestres

pergunto:

Quanto falta para que o rio

Aumente seu caudal?

Para que tormentosamente arrase

Este cruel presente.

Para o sul avisto os largos caminhos

E nos pampas se notam os redemoinhos

Pergunto aos redemoinhos:

Porque se dirigem ao sul?

Que querem arrasar?

A iniquidade do passado

Lá alojada.

Retoma o caminho curvilíneo, ziguezagueante se dirige lá

Onde a calma já é tormenta

Onde a tormenta já não quer ser calma

Pedra inerte, há muito pedra, há muito inerte.

Sei que o caminho, o rio

O pampa e o redemoinho

Moveu seus guardados sentimentos.

Não querias subir a montanha

Para ver os pampas, o caminho, o rio

E o redemoinho.

Porém a inércia ficou para trás

Incendiados estão teus sentimentos.

Erva silvestre, aroma puro

Te rogo acompanhar-me em meu caminho

Serás meu bálsamo em minha tragédia

Serás meu alento em minha glória.

Serás minha amiga

Quando crescer

Sobre minha tumba.

Lá: que a montanha me abrigue

que o rio me conteste

O pampa arda,

O redemoinho volte, o caminho descanse

E a pedra?...

A pedra lápide eterna será nela

Gravada,

Tudo permanecerá”.


Sem título

Se a vida, é a ritmica palpitação

dos corações.

Por que a minha palpita com tanta pressa?

É que a dor golpeia o coração

tão fortemente

que é necessário

correr os latidos antes da dor

Vida, grito, dor, coração

tantas coisas...!



Si la vida, es la rítmica palpitación

de los corazones.

¿Por qué la mía palpita tan aprisa?

Es que el dolor golpea al corazón

tan hondamente que es necesario

correr los latidos antes del dolor.

Vida, grito, dolor, corazón,

tantas cosas…!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias recentes

11 de janeiro: viva Helenira Resende!

No destaque, Helenira Resende durante congresso da UNE em São Paulo   No último dia 11 de janeiro celebramos, com ardor revolucion...

Mais lidas da semana